Spike Lee: Beleza e Verdade


Momento bastante propício para listar apenas dois, da vasta filmografia do engajado cineasta Spike Lee para entender melhor a história dos negros nos E.UA. 

André Salgueiro

MALCOLM X - 1992


·      


Ele foi engraxate, lavador de pratos, menino de ferrovia, entre outros subempregos. Ele perdeu o pai brutalmente assassinado. Ele ficou preso, muitos anos, viveu a vida bandida (tráfico de drogas e assaltos). Na prisão aproveitou seu tempo para devorar livros de linguística, história, geografia, sociologia,filosofia,literatura, atualidades. 

Convertido ao Islã, o impressionante autodidata teve apenas 12 anos para exercer sua incrível oratória e linguagem capazes de criar um grande ícone. Denzel Washington dá vida a esse personagem incrível da humanidade. As quase 3h30m de filme traz um resumo do que foi esse grande líder – 1992.


·        
     

 A Pizzaria italiana no bairro nova-iorquino do Brooklin é um cenário casual para mostrar como pequenos atritos atingem grandes escalas de violência. As adversidades, da cultura à cor da pele são a tônica deste clássico de Spike Lee. Uma relação conflituosa entre Italianos, negros, hispânicos, coreanos e policiais brancos. 

·       Mookie (Spike Lee), o entregador de pizza, precisa lidar com o trabalho e com o calor incessante da cidade, e tal situação climática interfere no psicológico, no inconsciente coletivo. 

 Lee ainda deixa o colorido peculiar do começo dos anos 90, sendo fiel à estética daquela época. Nike Jordan, colares e pulseiras extravagantes, roupas largas e rádios gravadores tocando K7,s do Public Enemy. enriquecem e garantem o título de Clássico ao filme. Beleza e verdade. – 1989.

                                      
 Abaixo os trailers:

FAÇA A COISA CERTA:




MALCOLM X:





 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cinema com o olhar sobre a nova sociedade brasileira

O 10 em desencanto